Costumes

J-WAY – Os tradicionais instrumentos musicais japoneses.

Yo minna! Instrumento

Hoje vou falar sobre um assunto que com certeza muitos adoram: Música!

Como é um assunto muito grande vou dividir em alguns tópicos específicos a cada texto para que não fiquem cansados. E o tema de hoje são os tradicionais instrumentos musicais japoneses.

Cada país possui um ou outro instrumento musical que é bem característico daquele local, como por exemplo, o banjo americano ou o berimbau brasileiro. No Japão, como não poderia deixar de ser, os instrumentos musicais tradicionais são fascinantes e possuem um som bem característico, que tornam as músicas um espetáculo para seus ouvintes.

Que tal conhecer alguns deles?

Hyoshigi

Instrumento

Ele nem parece um instrumento musical, mas é considerado um. São dois pedaços retangulares de madeira unidos por uma corda e é muito utilizado para anunciar o início das músicas e de espetáculos em teatro. Com certeza quem assistiu Naruto vai lembrar do som de “Clac Clac” quando o Jiraya aparecia ou então quando em One Piece na saga de Water 7, o membro da CP9, Kumadori se apresentava.


Shamisen

Instrumento

É um instrumento de três cordas que parece com um banjo, porém tem um “pescoço” mais fino e alongado. Existem três tipos de Shamisen:

Hosozao – É o Shamisen com o pescoço mais fino, sendo utilizado no Nagauta, que é o gênero de música que acompanha as apresentações do teatro Kabuki.

Chuzao – Shamisen com o pescoço médio é utilizado no gênero Jiuta, que é são as músicas tradicionais e folclóricas do Japão.

Futozao – Com o pescoço mais largo, esse Shamisen é utilizado nas músicas dos teatros de fantoches (Bunraku) e nos estilos Joruri Min´yo e Tsugaru-jamisen.

Além do Shamisen em si, o que chama atenção é a palheta utilizada para tocá-lo, chamada de Bachi. Ela difere no tamanho, forma e material dependendo do gênero musical que vai ser tocado. Se bem que pra mim qualquer uma parece uma espátula, rs.


Taiko

Instrumento

Talvez o instrumento tradicional japonês mais conhecido por nós brasileiros seja o Taiko. Ele é um tambor que difere no tamanho, consequentemente alterando seu som. Muito utilizado em festivais, o Taiko também tem uma história com as épocas de guerra. Na época do Japão feudal, ele era utilizado para motivar as tropas, marcar a marcha dos soldados e para chamar a atenção a ordens e anúncios. Segundo historiadores, nove conjuntos de cinco batidas eram utilizados para chamar um aliado, enquanto que nove conjuntos de três batidas rápidas significava avançar e perseguir o inimigo.


Shoko

Instrumento

É um pequeno gongo de bronze, que possui três tamanhos e é utilizado no Gagaku, o estilo que foi tocado na corte imperial de Kyoto por muitos séculos. Não sei por que sempre que ouço falar de gongo me vem um episódio de Chapolin na cabeça. Sabe aquele do Simpato Yamazaki….não?…bom, deixa pra lá…¬¬


Biwa

Instrumento

Biwa é um alaúde de pescoço curto muito utilizado para narrar histórias, recitar mantras budistas e é considerado um dos principais instrumentos clássicos japoneses. Assim como o Shamisen, a palheta utilizada pelo Biwa é bem diferente das que conhecemos. Ela se chama Plectrum e diferem no tamanho, forma e textura, mudando assim o tipo de som que sai do instrumento.


Koto

Instrumento

Koto é um instrumento de cordas muito tradicional do Japão. Ele possui treze cordas dispostas sobre uma placa de madeira que pode ser colocada em suportes no chão ou em cima de uma mesa. Ele tem 180 centímetros e possui em cada corda uma ponte regulável que altera o som de cada uma. Existem variações do Koto com até 25 cordas, porém eles são utilizados em situações bem específicas.


Bom, esses que falei são só alguns dos instrumentos tradicionais do Japão, porém já dá para ter uma idéia do quanto eles são diferentes e únicos. Mas melhor do que só falar sobre instrumentos musicais é ouvi-los, não é? Então fique com algumas canções em que esses instrumentos são utilizados.

Espero que tenham gostado do texto dessa semana e caso queiram deixem seus comentários! Até a próxima!

Itekimasu!

Instrumento

Instrumento

Instrumento

Mostrar mais

Artigos relacionados

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
Motinho Elope
Visitante
Motinho Elope

gusto de aprender.

lauvene
Membro
lauvene

Esses instrumentos do Japão são a cara do país ‘-‘
Ouvindo as músicas você já me vem a imagem do japão na cabeça

Luccas D. Nico
Membro
Luccas D. Nico

Belo post afinal , é sempre bom conhecer mais um pouco sobre o país q tanto adimiramos . Imagina o fodao q vc se sente tocando o hyoshigi kkkkk . O mais loko é os cara tocando shamisen como se fosse um rockstar kkk . Tmb gostei mt do primeiro video , adoro musica tradicional XD .

Alucard
Membro
Alucard

Rapaais…sempre ficava pensando o era esse barulhinho. Então é esse maldito Hyoshigi kkkkk esse barulho é muito foda, curto muito ele principalmente quando vem aquela flauta e ohhhh antes kkkk, como no video acima.

Sempre que vejo esse Koto eu lembro do Kung fusão, muito legal.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar