Notícias

Hayao Miyazaki, a lenda da Ghibli, se aposenta.

O presidente do Estúdio Ghibli Koji Hoshino anunciou hoje que o fundador do estúdio e mundialmente renomado cineasta de animação Hayao Miyazaki irá “se aposentar da produção de longa-metragens.” O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa no Festival de Cinema em Veneza. O anúncio do estúdio não exclui a possibilidade do mestre Miyazaki trabalhar em projetos de porte menor ou secundários.

Kaze Tachinu, o décimo primeiro e mais novo filme do diretor de 72 anos, estreou nos cinemas japoneses em julho. O filme foi nomeado na competição do Festival de Cinema de Veneza.

Miyazaki alcançou sucesso na década de 70 com séries animadas para televisão como Lupin III, Mirai Shounen Conan e Meitantei Holmes. Ele dirigiu seu primeiro longa, Lupin III: Cagliostro no Shiro, em 1979. Em seguida ele adaptou o início de seu mangá Nausicaä do Vale do Vento em um filme de anime em 1984, antes dele e do diretor Isao Takahata fundarem o Estúdio Ghibli.

Kiki

Com a Ghibli, Miyazaki lançou os longas Laputa: Castelo no Céu, Meu Vizinho Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, Ponyo, e finalmente, Kaze Tachinu (O Soprar do Vento). Ele também orientou os esforços diretoriais de Takahata e trabalhou em projetos menores.

A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001. O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003.

1083_019812A.jpg

Em um entrevista ao canal japonês TBS, Miyazaki revelou que está aberta a possibilidade de aparecer uma sequência para Nausicaä do Vale do Vento. Porém, ele deixaria esse projeto nas mãos do capaz diretor de Evangelion e animador do primeiro filme de Nausicaä, Hideki Anno. Anno emprestou a voz ao protagonista de Kaze Tachinu.

Fonte:  NHK Via:  ANN

Mostrar mais

Artigos relacionados

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
Victor Augusto Martins Ribeiro
Visitante

Miyazaki pode tudo até para.
Alias ele já tinha parado depois de ‘A Princesa Mononoke’, mas não resistiu a vontade de dirigi ‘A Viagem de Chihiro’ … espero que ele não regista a próxima vez que ele escrever outra obra prima.

Okami San
Visitante

não, pois a sentença "O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003." é um adendo à frase "A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001."
São duas informações separadas.

Harã Heique
Visitante
Harã Heique

Cara, desculpe-me ser chato, mas está escrito errado no título the notícia. Não é "se aposenta" e sim "aposenta-se". É uma ênclise. XD. Todavia, muito boa notícia.

Ricardo Miyahara
Visitante

=/

Oto Braz Assunção
Visitante

Um grande gênio. O cara é muito foda. =D Se eu não estiver enganado, no fim the notícia "A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001. O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003." , era pra ser em 2013, não?

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar