Hayao Miyazaki, a lenda da Ghibli, se aposenta.
O presidente do Estúdio Ghibli Koji Hoshino anunciou hoje que o fundador do estúdio e mundialmente renomado cineasta de animação Hayao Miyazaki irá “se aposentar da produção de longa-metragens.” O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa no Festival de Cinema em Veneza. O anúncio do estúdio não exclui a possibilidade do mestre Miyazaki trabalhar em projetos de porte menor ou secundários.
Kaze Tachinu, o décimo primeiro e mais novo filme do diretor de 72 anos, estreou nos cinemas japoneses em julho. O filme foi nomeado na competição do Festival de Cinema de Veneza.
Miyazaki alcançou sucesso na década de 70 com séries animadas para televisão como Lupin III, Mirai Shounen Conan e Meitantei Holmes. Ele dirigiu seu primeiro longa, Lupin III: Cagliostro no Shiro, em 1979. Em seguida ele adaptou o início de seu mangá Nausicaä do Vale do Vento em um filme de anime em 1984, antes dele e do diretor Isao Takahata fundarem o Estúdio Ghibli.
Com a Ghibli, Miyazaki lançou os longas Laputa: Castelo no Céu, Meu Vizinho Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, Ponyo, e finalmente, Kaze Tachinu (O Soprar do Vento). Ele também orientou os esforços diretoriais de Takahata e trabalhou em projetos menores.
A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001. O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003.
Em um entrevista ao canal japonês TBS, Miyazaki revelou que está aberta a possibilidade de aparecer uma sequência para Nausicaä do Vale do Vento. Porém, ele deixaria esse projeto nas mãos do capaz diretor de Evangelion e animador do primeiro filme de Nausicaä, Hideki Anno. Anno emprestou a voz ao protagonista de Kaze Tachinu.
Miyazaki pode tudo até para.
Alias ele já tinha parado depois de ‘A Princesa Mononoke’, mas não resistiu a vontade de dirigi ‘A Viagem de Chihiro’ … espero que ele não regista a próxima vez que ele escrever outra obra prima.
não, pois a sentença "O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003." é um adendo à frase "A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001."
São duas informações separadas.
Cara, desculpe-me ser chato, mas está escrito errado no título the notícia. Não é "se aposenta" e sim "aposenta-se". É uma ênclise. XD. Todavia, muito boa notícia.
=/
Um grande gênio. O cara é muito foda. =D Se eu não estiver enganado, no fim the notícia "A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001. O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003." , era pra ser em 2013, não?