Notícias

Hayao Miyazaki – “O Problema da Indústria de Anime São os Otakus”

É difícil imaginar o lendário diretor Hayao Miyazaki causando mais polêmica do que ele já causa. Mais de 95% da população japonesa já assistiu seus filmes, as pessoas vêem a idéia de subir um filme dele para a internet como uma forma de ganhar popularidade fácil, e existe até um corpo celeste nomeado em homenagem a ele. De fato, se observarmos a qualidade do trabalho dele  fica difícil de dizer que le não merece tanto respeito. O homem é claramente um gênio.

Porém, Miyazaki também é um idoso de 73 anos, e como muitos nessa idade, ele não consegue resistir o impulso de resmungar como aqueles que vieram após ele estão arruinando a indústria.

Uma série de capturas de tela de uma entrevista do diretor caiu na net. Nas imagens podemos ver ele rascunhando uma garota, enquanto fuma.

Conforme desenha, ele explica porque ele consegue fazer oque faz.

ms-1

ms-2

1.5em">Veja bem, você conseguindo desenhar assim ou não, ser capaz de pensar neste tipo de design depende se você pode dizer para si mesmo ‘Ah, sim, garotas assim existem na vida real.1.5em">‘1.5em">“

ms-3

1.5em">Se você não investir tempo assistindo pessoas reais, você não pode fazer isso, pois nunca viu.1.5em">“

ms-4

ms-5

1.5em">Algumas pessoas passam suas vidas interessadas apenas em si mesmas.1.5em">“

ms-7

1.5em">Quase toda animação japonesa é feita com base mínima na observação de pessoas reais.1.5em">“

ms-8

1.5em">É produzida por humanos que não aguentam olhar outros humanos.1.5em">E é por isso que esta indústria está cheia de otakus!1.5em">“

De certo modo, é óbvio que a indústria de animação japonesa é em grande parte composta por otakus, sendo que o termo se refere de forma genérica a pessoas que realmente gostam de anime.

Ao mesmo tempo, é difícil de discutir com a crítica do diretor  a otakus com relação a conotação pejorativa que o termo possui, de uma pessoa que falha em engajamento social e experiências de vida realizadoras. Considerando a forma como os personagens de seus filmes tem feito sucesso com audiências a décadas, as palavras de Miyazaki definitivamente possuem crédito.

Fonte: RocketNews24

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

67
Deixe um comentário

avatar
63 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
Mário Gomes
Visitante

Nilson Gonçalves Rocha , não alimente-o…

Nilson Gonçalves Rocha
Visitante

Matheus Robaskiewicz Pista Qual o problema de gostar de k-on ?

Ezequiel Mariano de Souza
Visitante

Van Golliaz Houve um tempo que você precisava sair de casa e ir até uma biblioteca pra consultar um dicionário, hoje em dia nem preciso falar nada… um imbecíl como o Caio ainda acha que a palavra tem um só significado, "dinheiro", basta consultar o dicionario ON LINE que ele saberia que ela também significa HUMANIDADE Significado de Humanidade s.f. Natureza humana: as fraquezas da humanidade. O conjunto de todos os homens: benfeitor da humanidade. Bondade, benevolência: tratar a todos com humanidade. S.f.pl. Disciplinas ou o estudo das letras clássicas, desde a Gramática até à Filosofia, compreendidas nos cursos de… Read more »

Rodrigo Souza
Visitante
Rodrigo Souza

Otaku é uma grande ofensa no Japão. É realmente algo MUITO ruim, como se fosse um lixo em forma de ser humano. Aqui no Brasil que o termo acabou ganhando significado diferente, ou Otaku no Brasil quer dizer uma pessoa que gosta de cultura japonesa, principalmente os mangas e animações. E sim, esse cara está certo, se não existisse muito dos Otakus perdedores japoneses as pessoas teriam uma visão diferente sobre o que é ser Otaku ou gostar de cultura japonesa.

Renan Medeiros
Visitante
Renan Medeiros

Gostar de anime não significa exatamente ser otaku… acho que este “narrador” não entende é merda nenhuma. Meninas chatas que ficam gritando KAWAAAAAAAAAAAAIIIIIIIII para qualquer bosta que vêem (se um cachorro cagar rosa elas vão gritar, pode ter certeza) e ficam colecionando e vivendo a vida como se fossem personagens de um anime (além de não saberem falar de outra coisa) são otakus. Agora, pessoas que assistem as obras pelo simples prazer de ver algo bom, assim como assistem filmes e seriados não são “otakus”. Em resumo: Otaku é aquele que se insere no meio dessa sub-cultura, consumindo e apreciando… Read more »

Van Golliaz
Visitante

Caio Egon exatamente. Mas você parece não entender que uma palavra não tem só um significado: fim filantrópico não precisa significar que é de graça. Eu digo com relação ao resultado da obra. Como por exemplo Bakugan, este é um anime ridículo REALMENTE feito pra vender bonequinhos. Este anime pode-se perceber que por trás não existiam pessoas que queriam atingir como fim acrescentar algo ao ser humano, pois não tem nada nele que faça ou incite a isto. É este fim filantrópico que quis dizer – as palavras não são somente literais, meu caro. Isto é apropriação linguística, não ficar… Read more »

Matheus Robaskiewicz Pista
Visitante

O Problema é que tu gosta de K-on, né sua bixa

Tulius Alves
Visitante

Nicolas Oe " HAHA onde que eu falei que é puro clichê? " Antes você me questionou se eu estava fugindo do que o Hayao falou certo? porque a pauta e a mensagem dele não a sua, eu sinto muito se te ofendi e nem sei se você gosta da sakura,mas o que eu quis dizer é que o personagem está na série por causa do clichê tsundere que agrada demais os otakus no japão por isso o autor colocou um personagem visando esse público mas esqueceu de envolve-la no trama da série e esse é uma das pautas do… Read more »

Caio Egon
Visitante

Van Golliaz pra começar: você está defecando pelos dedos. Fim filantropico seria algo cuja finalidade seria ajudar uma outra pessoa, como J. M. Barrie que deu os direitos de sua obra e personagens(peter pan) ao hospital Great Ormond Street, ou as tiras de "Clarissa" de Jason Yungbluth que o proprio autor disponibiliza de graça poís a fez com fim de concientização popular. ISSO são exemplos de fins filantropicos O que Hayao Miyazaki é tratar animação(ele não escreve mangás até onde sei) como arte, não menospreza, não ridiculariza, tenta inovar, mas isso é uma pessoa mostrando que tem paixão pelo que… Read more »

Nicolas Oe
Visitante

Tulius Alves HAHA onde que eu falei que é puro clichê? E vc não entendeu nada do que eu falei HAHA O que eu falei é que vc tá pegando mto no pé da letra o que ele falou. Ele não tá falando pra fazer personagens mais reais, e até nesse requisito vc tá falhando, até pq conheço mto mais gente que nem a sakura do que que nem o goku em questão de personalidade. Sorry, mas já vi que a conversa aqui não vai andar. Vlw flw

Tulius Alves
Visitante

Nicolas Oe Inocência é puro clichê? então crianças são seres puramente clichês? você tem certeza que inocência e 100% clichê? Ainda estou no Hayao cara, usei a sakura apenas como exemplo. Mas outro exemplo a tsunade é peituda e é um quase tsundere(num sou especialista nessas coisas) mas naquele ambiente turbulento ela se encaixa pois tem algo em comum com a narrativa da historia, e ela é uma pessoa digamos peculiar ou diferente ou seja ela faz parte desse "todo tipo de gente" mas ao mesmo tempo ela se encaixa no ambiente da série. Só que se eu pegar oque… Read more »

Yahazu
Visitante
Yahazu

O termo certo pra isso é hikikomori/neet.

Van Golliaz
Visitante

Caio Egon Recomenda que assista: Lain Serial Experiments, Kimi ni Todoke, Death Note, Bakuman, Kino no Tabi, Last exile, Hunter x Hunter, etc São animes feitos por pessoas que sabem o que fazem Existem vários animes bem feitos e que são feitos de "humanos para humanos", como eu justapus dizendo como fim filantrópico, que talvez você entendeu que os animes deveriam ser feitos de graça e tudo o mais ¬¬' Um grande exemplo é o Bakuman, anime feito pelo prazer da inteligência coletiva e pela paixão ao mangá. Além de ser extremamente bem feito, traz mensagens maravilhosas sobre o mundo… Read more »

Nicolas Oe
Visitante

Tulius Alves Ué, inocência também é clichê e nem por isso ngm tá reclamando. Isso aí é butthurt. Em todo lugar vai ter todo o tipo de gente, assim como existe gente tipo a sakura. Se não se encaixa no que tá acontecendo, paciência, mas levando pra sua interpretação, ela não tem problema nenhum. Vc perdeu o ponto do Hayao aí

Tulius Alves
Visitante

Nicolas Oe Eu estou falando dela com sigo mesma,oque a pessoa sakura haruno quer quando vai a acadêmia?qual o objetivo e etc….,ela realmente serve para o romance sendo que para o clichê de tsundere,bate-bate e depois chora e fala -"não morra meu amor" e é por ai….só que a historia de naruto fala sobre coisas complicadas, os irmãos uchiha a rejeição do "estranho" e etc…. eu cobro mais da sakura pq ela é um dos três personagens principais da série NO COMEÇO e no entanto não se encaixa na série; se fosse só pelo romance acho que ela se encaixaria… Read more »

Dan Porto
Visitante
Dan Porto

"'Otacos', desde sabe-se lá quando ferrando a imagem de quem gosta de animes…"

Só li VERDADES…

Nicolas Oe
Visitante

Finalmente alguém que entende

Nicolas Oe
Visitante

Tulius Alves Tu perdestes totalmente o ponto do Miyazaki. Goku não é baseado em pessoa real, e mesmo assim Dragon Ball é um dos animes com mais renome.Sem contar que não precisa todos os personagens (mesmo que os principais) tenham profundidade e tal, assim como nem todas as pessoas têm essa profundidade toda. A sakura tem uma participação sim no anime, mesmo que seja pra dar um toque de romance ou coisa do tipo, mas ela tem.

Peter Alexsander
Visitante

O título da matéria foi a conclusão mais errada que poderia se tirar das declarações dele.
O que ele quis dizer no meu entendimenteo é que a indústria de animação japonesa está "baseada na observação mínima de pessoas reais … E é por isso que esta indústria está cheia de otakus!“
Ou seja, as próprias pessoas responsáveis pela indústria de animação são pouco interessados nos humanos reais. No fim das contas a maior parte do material produzido é assimilado por pessoas com características parecidas (otakus).

Henrique Carvalho
Visitante

Na verdade o termo "otaku" é usado para descrever pessoas que são quase patologicamente obcecadas por algum assunto.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar