Você já dirigiu um Itasha?
Todo otaku que se preze, já ouviu falar sobre Itasha. Se você nunca ouviu esse termo, não se preocupe, pois ele não é marca, modelo ou fabricante de carros. Itasha são aqueles carros japoneses “envelopados” com personagens de animes, mangás e ou jogos japoneses. Itasha em uma tradução literal, significa “painmobile”. Não existe uma tradução literal para o português mas fazendo uma breve pesquisa, Ita em japonês significa: à dor infligida nas carteiras dos proprietários de carros. Então podemos concluir algo como (O desagrado de receber uma multa de trânsito).
Um pouco da história do Itasha
A “decoração” dos carros, teve inicio na década de 80, onde os veículos eram decorados com adesivos e personagens famosos da época. Esse fenômeno só explodiu em meados do século 21, quando a cultura japonesa otaku tornou-se popularmente conhecida através da Internet. As primeiras informações sobre os veículos decorados, se dão entre 2005 a 2008.
Em 2007 aconteceu a primeira convenção, que se chamou Autosalone. Esse evento aconteceu em Ariake (Tóquio), que se localiza próximo ao evento da Comiket. Eventos similares a esse, acontecem em várias partes do mundo, como Taiwan, Filipinas, Malásia e Estados Unidos.
Durante o mês de setembro, na Região de Tohoku a nordeste do Japão, aconteceu a Ita Fest in Tohoku. A cidade, que em 2011 foi fortemente atingida pelo tsunami, foi nesse mês palco para os otakus se reunirem e exibirem suas maquinas. Para quem gosta de motos e bicicletas, existe também o Itachari.
E você, qual Itasha gostaria de ter? Comentem…
Deixe um comentário